quinta-feira, 11 de junho de 2009











A dinâmica do barquinho foi utilizada na primeira oficina do Programa Gestar II (módulo II), tanto no polo de Cuiabá (Escola André Avelino), quanto no polo do município de Santo Antônio do Leverger.
Esta atividade é bastante simples. Consiste em fazer um barquinho de papel, então o material utilizado é somente uma folha retangular (sulfite). Depois do barquinho pronto, pedimos para os professores-cursistas cortarem as três pontas do barco. Sendo que a primeira simboliza o medo; medo do novo e do desconhecido. A segunda representa os problemas e as dificuldades que encontramos dentro e fora da profissão. E a terceira, a falta de compromisso, pois sabemos que deve haver comprometimento de todos para alcançarmos os objetivos propostos.
Após esse passo, o cursista desdobra a folha, quando isso acontece surge uma camisa; então de um lado ele escreve o próprio nome, e do outro a frase a ser completada: “Eu visto a camisa do Gestar II porque....”, então o professor-cursista pode aproveitar a oportunidade para refletir a respeito da sua prática pedagógica, e a importância de se comprometer com o programa Gestar II.
Ainda, não se pode esquecer que a expressão vestir a camisa, tão usada nos campos de futebol, significa garantia de empenho, no caso do professor em aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

E para quem não lembra bem de como se faz o barquinho, tem algumas fotos para ajudar.

2 comentários:

  1. Maristela, ficou show a atividade. Parabéns pela iniciativa em colocar o passo a passo da atividade. O interessante é que além do visual, vc conseguiu condensar nas palavras objetivo maior: Vestir a camisa do Gestar é refletir sobre a prática pedagógica e aprimorar o processo ensino-aprendizagem...

    ResponderExcluir
  2. Adriana,essa foi também uma das muitas contribuições que você compartilhou comigo!

    ResponderExcluir