sábado, 13 de junho de 2009

Faz bem saber

Mato Grosso serve de exemplo para formulação do Plano Nacional de Formação de Professores
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, lançado na quinta-feira (28.05), em Brasília, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que possibilitará a formação superior de 330 mil professores que já atuam na Educação Básica, sem a devida qualificação, em todo o país. A Educação Pública de Mato Grosso teve papel relevante na formulação deste plano. As estratégias do Estado, para atender as demandas de formação inicial e continuada dos profissionais da Educação serviram de plano piloto para a formulação do plano nacional.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, no ano passado Mato Grosso foi palco de uma reunião histórica do Ministério da Educação, realizada em maio, no Plenarinho da Federação das Indústrias e Empresas do Estado (Fiemt). Pela primeira vez, todo o alto escalão do MEC se reuniu fora de Brasília. O Estado foi escolhido pelo Ministério para iniciar a discussão, em todo o país, do atendimento da demanda da formação inicial e continuada no contexto do Plano de Ações Articuladas (PAR).

O PAR é uma ferramenta de gestão que viabiliza apoio financeiro e pedagógico aos municípios e é um dos programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Mato Grosso foi um modelo para o MEC na implantação do PAR. Inicialmente o Ministério pretendia executar o plano somente nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) no país. São necessários diagnósticos da situação nos municípios para decidir os tipos de investimentos necessários. O Estado mostrou que seria possível fazer isso em todos os municípios, montando equipes com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A partir da experiência local, o MEC ampliou a abrangência do PAR.

O empenho da Secretaria de Estado de Educação em possibilitar que Mato Grosso fosse o primeiro estado brasileiro a elaborar e entregar o PAR ao MEC, foi motivo de elogio público do ministro Fernando Haddad. Ele esteve em Cuiabá no ano passado, participado da abertura da Conferência Estadual de Educação Básica. Segundo o secretário Ságuas, com o plano lançado agora, Mato Grosso em breve deve chegar perto de “zerar” a demanda de formação inicial de professores não graduados, além de acabar com a demanda de professores que lecionam em disciplinas fora de sua área de habilitação.

A qualificação dos professores que estão nas Redes Estaduais e Municipais será feita em regime de colaboração entre a União, Estados e Municípios. Conforme destacou, nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lançar o plano, um dos objetivos é estimular os milhares de profissionais que estão hoje desmotivados nas escolas públicas.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT
(site: http://www.seduc.mt.gov.br/)

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