quinta-feira, 10 de setembro de 2009

É PRECISO SABER ARGUMENTAR

O caderno 6 Teoria e Prática do Gestar II - Língua Portuguesa apresenta excelentes sugestões para se trabalhar a argumentação na produção de textos, aqui está o roteiro da oficina:

Objetivos:
Identificar e analisar diferentes tipos de recursos que sustentam a argumentação de um texto.

TESE: É a ideia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor/ouvinte.
ARGUMENTOS: São os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese.


Tipos de Argumentos

Argumentos baseados no senso comum;
Argumentos baseados em provas concretas;
Argumentação por ilustração;
Argumentação por exemplo;
Argumento de autoridade;
Argumento por raciocínio lógico.
A linguagem poética presta-se à argumentação.
Argumentar significa agir sobre a vontade e a opinião do interlocutor;



Para ser grande

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.Assim em cada lago a lua toda
Brilha porque alta vive.
Fernando Pessoa


O ponto de partida para estimular os alunos à atividade de leitura e escrita, é refletirmos sobre a nossa prática (pág. 84).
A atividade 3 (pág. 87), é um bom exemplo das etapas de planejamento da escrita que pode ser utilizada por nós, e depois aplicar com os alunos.
Estratégia

Análise da situação sócio-comunicativa (contexto e condições de produção);
Promover situações e atividades de todo processo (atividade das pág. 93-96);
Mostrar que a individualidade deve ser respeitada na hora de planejar a escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário